"Salvação"?

28-02-2011 12:36

Olá, queridos leitores!

Fico admirado pelas dúvidas aqui apresentadas, por serem tão comuns, mas também tão má interpretadas e respondidas por outrens.
Poderia fazer uso de várias passagens bíblicas para responder sobre o tema "Salvação", já que o testemunho da Bíblia é inegável. Mas, a pedido dos leitores céticos serei compassivo.

 

Primeiro, precisamos entender que a SALVAÇÃO não é o propósito eterno de Jeová, porque isso qualifica a divindade como um ser manipulador [questão que não se aplica ao caráter de Deus].  O SENHOR criou o homem com um propósito único e definitivo: Ser sua imagem e semelhança [Ou seja, ter domínio sobre a terra, ter poder para governar, ter capacidade de procriar, ter intelecto e possuir emoções].  Jeová não tinha interesse de constituir apenas uma pessoa desta forma, por isso disse para o primeiro casal criado: Multiplicai-vos, e enchei-vos toda a terra. [Sendo assim, percebemos que o propósito de Deus era ter uma família à sua imagem e semelhança, não é a toa que o mesmo é denominado como Pai].

Mas, por o homem ser livre [ou seja, poder agir ou escolher sem a intervenção divina] o mesmo trouxe destruição para si ao desobedecer a Lei Natural [Por que Lei Natural e não divina? Porque, embora, o próprio SENHOR tenha o advertido a não comer do fruto da Ciência do bem e do mal, as consequências não seriam apenas para o homem, mas para toda a criação. Desta forma, não só o homem mas também toda a terra se tornou inútil para o propósito de Deus que era constituir uma família pura e sem males que pudesse habitar na terra por toda eternidade]. Esta desobediência é chamada PECADO [Aqui está no sentido de ERRAR O ALVO VERDADEIRO, ou seja, agir fora da vontade do SENHOR - E qual a vontade de Deus? Que o homem viva e tenha vida em abundância].

Agora, talvez, surja uma dúvida: Deus mudou o seu propósito? NÃO. O Propósito de Jeová é imutável mesmo com as intervenções humanas. A salvação é um meio que possibilita à humanidade o novo nascimento [Quero dizer: Nascer novamente à imagem e semelhança de Deus, já que ao pecar o homem se tornou uma outra criatura, pois perdeu toda a essência divina e consequentemente recebeu a morte - SEPARAÇÃO quanto ao relacionamento espiritual com Deus e a CESSAÇÃO quanto à sua matéria, corpo]. Desta forma compreendemos que somos inimigos de Deus devido o primeiro homem criado, pois herdamos a sua condição por natureza. E ainda assim na natureza carnal praticamos as mesmas obras que o primeiro homem [Ou seja, quando agimos por interesses próprios sustentamos o orgulho, vaidade, exaltação, ambição, malícia, mentira, calúnia, inveja, libertinagem, bebedices, orgias, inimizades, rebeldia, amargura, ódio, glutonaria, blasfêmia, medo e coisas semelhantes a estas. Mas a vontade do SENHOR é o amor não fingido, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, pois contra essas coisas não há Lei].

Por causa da condição inútil do homem para o propósito divino, Jeová enviou seu filho, Yeshua, como o MESSIAS ou CRISTO [Ou seja, como o ungido de Deus para restaurar o povo de Israel e todas as nações - Yeshua que significa "Jeová salva", não veio à terra para salvar o homem de uma perdição, mas para salvar a humanidade da ira de Deus que cairia sobre toda a terra devido a abundância do pecado - Esta ira não qualifica Deus como um ser vingativo, pois sua intenção não era vingar o homem, mas aniquilar o pecado mediante a sua justiça]. Portanto, ser salvo da ira de Deus é ter comunhão com ele confessando o nome de Jesus Cristo como Senhor [Ou seja, criador de tudo e dono de tudo, inclusive de nós mesmos], negando a nossa própria vontade e nos submetendo a vontade do Criador, que é de vida, e vida eterna. Somente assim retornaremos a imagem e semelhança de Deus, uma vez que o Primeiro homem Adão nos trouxe a maldição, mas o Último Adão, Cristo, por meio de sua morte e ressureição, nos trouxe a vida.

E assim o propósito de Jeová permanece. Pois, todo aquele que crer no Senhor Yeshua e confessá-lo diante dos homens será feito filho de Deus, irmão de muitos irmãos e coerdeiro com Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, do Reino Eterno de Deus.

Envie-nos também a sua dúvida por e-mail : jandersonferrer@gmail.com