A quem foi destinado o "ide" de Jesus?

05-09-2012 00:45

‎"Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16.15)

Para entendermos esta declaração de Jesus, antes precisamos conhecer alguns detalhes do CONTEXTO deste texto.
Paulo foi o escolhido de Deus para ser o apóstolo dos gentios (isto é, dos não judeus). E sabemos que ele, Paulo, não estava nesta ocasião descrita no livro de Marcos. Ou seja, apenas os apóstolos que tinham compromisso com o ministério entre os judeus estavam ali e receberam aquele "ide".


Com a informação acima podemos afirmar que este "ide" foi APENAS PARA OS JUDEUS. Por quê? Porque os judeus precisavam ouvir acerca do Messias antes que viesse o juízo sobre Israel (que veio no ano 70 depois de Cristo). Esta informação de que o Messias já tinha vindo, era, por assim dizer, a mensagem do evangelho – a boa notícia – para os judeus à época.

Nós tendemos a acreditar que o termo "toda criatura" se refere a "todas as pessoas", mas não se trata disso. Essas "criaturas" eram realmente os judeus que habitavam o mundo naquele período, pois o plano de Deus, à época, ainda era só com eles. O projeto de Deus em relação aos gentios (ao "mundo" propriamente dito) começou apenas tempos depois, com o advento da conversão do apóstolo Paulo.

As pessoas têm o costume de anunciar o que Deus vai fazer, mas o evangelho verdadeiro é que Deus já fez tudo em Cristo. Precisamos então esclarecer isso para todos, para que possam viver pela confiança e não mais por vista ou obras.