Entendendo a Oração no Tempo da Graça

05-09-2012 00:42

O que o povo de Deus precisa a todo custo entender é que a oração não deve ser feita baseando-se em regras. O ideal é que compreendamos o verdadeiro "espírito da oração". E Jesus deixou este entendimento no ar quando ensinava aos judeus sobre o ato de orar. Quando Ele disse que devemos nos dirigir a Deus "em secreto", estava, na verdade, revelando que a oração deve ser feita de "dentro para fora"; em outras palavras, a oração deve vir do espírito, de nosso íntimo, do mais profundo de nossa mente. Isto é orar em espírito. Ao orarmos, não temos que nos preocupar com normas estabelecidas por religiões. Temos, sobretudo, que ser sinceros com o Senhor, conversar com o Pai de forma absolutamente franca, expondo nosso íntimo, tendo sempre a certeza de que De

us jamais nos condenará por nada, pois nenhuma condenação cabe a nós (Romanos 8.1); devemos falar com Ele de nossos desejos, nossos sonhos (Salmos 37.4), pedir, mas não mendigar (João 15.7; Filipenses 4.6) e, acima de tudo, agradecê-lO sempre! (Colossenses 4.2)

Ore sempre em linha com a Palavra deste Novo Pacto. Por exemplo: jamais peça para Deus lhe abençoar, pois nesta Nova Aliança Ele já te abençoou (Efésios 1.3, Gálatas 3.9); nunca peça a Deus para Ele não se afastar de você, pois a partir deste Novo Pacto o Senhor está conosco para sempre (Mateus 28.20), e nós somos um espírito com Ele (I Coríntios 6.17); Nesta Nova Aliança, o pecado está aniquilado (Hebreus 9.26) e já fomos perdoados para sempre (Colossenses 2.13,14), portanto, não peça para Deus lhe perdoar. Ele já fez isto; etc.

Não queira "falar bonito" com Deus. Isto é absolutamente desnecessário, visto que ninguém sabe orar como convém. Neste caso, o Espírito ora por nós: "...porque não sabemos orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós..." (Romanos 8.26)
Não se preocupe em "sentir a presença de Deus". Muitos se preocupam com isto, querendo sempre se emocionar quando oram, mas muitas vezes este "sentir" não passa de emoção religiosa e carnal. Não é errado se emocionar. Porém, mais importante que "sentir" é saber que Deus está contigo "por onde quer que andares" (Josué 1.9).

Ao orar, lembre-se: Você é filho de Deus. Não mendigo.