Graça e obras, como conciliar?

23-08-2012 12:07

Nós não fomos salvos pelas obras, mas para produzirmos obras. E estas não são de ir ao culto, mas sim fazer o culto; não deixar de comer e beber como forma de jejum, mas de praticar o jejum como serviço ao outro; não adorar a Deus em um templo, mas expressar sua glória em amor com o próximo; Não ter fé apenas para a salvação, mas de confiar em Deus para tudo. Não apenas de anunciar o reino, mas de vivê-lo e compartilhá-lo com os demais. Jesus nos escolheu para darmos frutos. E isto não são obras da Lei, religião ou tradição, mas obras da fé, frutos de confiança. 

Em Graça não há obrigação. Não estou falando de cumprir legalismos ou cumprir ordenanças. Estou falando para você ativar o dom que Deus lhe deu. Paulo falou a Timóteo: “Timóteo, não anule o dom que

 há em ti”. Meus irmãos, vocês têm um dom! Mas, vocês têm exercido este dom em prol da obra de Deus? Ou você diz que é salvo e sua salvação não rende obra nenhuma? Se não render, a palavra não se cumpre na sua vida. Então mesmo não tendo ordenanças, mesmo vivendo sob a Graça de Deus, é necessário que nós tenhamos obras para o Reino de Deus, que nós tragamos frutos para o Reino de Deus. E estas obras se têm por atitudes. Não adianta você falar: “Ah, eu confio!” e na hora que você tem que tomar uma atitude você não toma. Então, a tua fé não está rendendo atitude para sua vida.

Por exemplo, a Igreja dos Tessalonicenses era uma igreja que rendia obras, veja o Apóstolo Paulo elogiando: Em I Tessalonicenses 1.3: “Lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai”. Tessalonicenses era uma Igreja firme, de amor, que tinha obras firmes. Neste sentido, eu quero que sejamos iguais aos Tessalonicenses. Ou seja, que tenhamos obras de fé (que nossa fé venha render obras para o Reino de Deus).