Não deixemos de reunir-nos como igreja

03-04-2012 23:12

 

"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. [Hebreus 10:25]

O problema é que a cultura, a tradição, e não as Escrituras, ensinam que congregação é um lugar, uma denominação. Congregar biblicamente falando é reunir-se com outros irmãos na fé para edificá-los com os dons que vc recebeu do Senhor e para ser edificado por eles no que se refere aos dons deles. Jesus disse:

“Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles”. [Mt 18:20]. Isto é uma realidade e não apenas um texto de enfeite nas Escrituras.

A igreja primitiva congregava assim. Não davam valor a templos e denominações como a nossa cultura impõe. Eles sabiam que podiam ter comunhão com cada santo irmão que o Senhor havia salvo mediante Cristo, por meio do Evangelho.

Atos 2:2 - De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.

Atos 12:12 - Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando.

Atos 16:40 - Depois de saírem da prisão, Paulo e Silas foram à casa de Lídia, onde se encontraram com os irmãos e os encorajaram. E então partiram.

Atos 20:20 - Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa.

Romanos 16:3 - Saúdem Priscila e Áqüila, meus colaboradores em Cristo Jesus.
Romanos 16:5 - Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles. Saúdem meu amado irmão Epêneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na província da Ásia.

1 Coríntios 16:19 - As igrejas da província da Ásia enviam-lhes saudações. Áqüila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles.

Colossenses 4:15 - Saúdem os irmãos de Laodicéia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa.

Filemon 1:2 - à irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que se reúne com você em sua casa.

Portanto, te aconselho a não deixar de congregar para que não te ocorra de desfalecer na fé (Penso que o Senhor te sustentará quanto a isto). Mas também te aconselho a buscar o significado bíblico de congregar, pois isto me ajudou bastante.Hoje o Senhor me permite reunir-me com diversos irmãos esclarecidos nas Escrituras, na minha casa ou nas casas deles (onde o Senhor nos direciona) e oramos juntos e estudamos as Escrituras, e Adoramos ao Senhor, e Pregamos o Evangelho e também compartilhamos as refeições (partindo o pão).

Nas reuniões acontece exatamente como a Escritura diz: "Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação." [1 corintios 14:26]

Experimente voltar ao princípio: "Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras" [Apocalipse 2:5].