Para onde vai o homem após morte?

15-04-2011 12:09

 

A. No Antigo Testamento: ao pó tornarás:

Genesis 3.9 – No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes a terra; porque dela foste tomado, porquanto é pó e em pó tornarás.
Ver outras referências: Salmo 104.29; 146.5; Eclesiastes 3.20; 9.10; 12.7.

A.1. Desciam ao Seol:

  • Jacó desceu ao Seol para chorar pelo seu filho – Genesis 37.35.
  • Coré e todos os que o pertenciam foram engolidos pela terra, vivos desceram ao Seol – Números 16.30-33.
  • Abner foi sepultado em Hebrom, e o rei com todo o povo chorou junto ao Seol - 2 Samuel 3.32.

A.2. O Seol é a sepultura dos mortos:

Genesis 37. 35; 42.38; 44.29,31; Números 16.30-33; Deuteronômio 32.22; 1 Samuel 2.6; 2 Samuel 22.6; Jó 11.8; 14.13; 17.13; 21.13; 24.19; 26.6; Salmo 6.5; 9.17; 16.10; 18.5; 30.3; 31.17; 49.14,15; 55.15; 86.13; 88.3; 89. 48; 116.3; 139.8; 141.7; Provérbios 1.12; 5.5; 7.27; 9.18; 15.11, 24; 23.14; 27.20; 30.16; Eclesiastes 9.10; Cantares 8.6; Isaías 5.14; 14.9, 11, 15; 28.15, 18; 38.10, 18; Ezequiel 31.15-17; 32.21,27; Oseias 13.14; Amós 9.2; Jonas 2.2; Habacuque 2.5.

B. No Novo Testamento: o céu é a nossa pátria:

Filipenses 3.20 – Pois nossa pátria está nos céus, de onde esperamos também nosso salvador, o Senhor Yeshua Cristo.
Ver outras referências: 2 Coríntios 5.8; Filipenses 1.23.

B.1. Desceram ao Hades:

  • Lázaro, irmão de Marta e Maria – João 11.17.
  • Yeshua, o Cristo – Atos 2.27, 31; Apocalipse 1.18.

B.2. O Hades é a sepultura dos mortos:

Mateus 11.23; 16.18; Lucas 10.15; Atos 2.27, 31; Apocalipse 1.18; 6.8; 20.13,14.

B.3. A MORTE opera como um coletor dos homens caídos devido o pecado. E o HADES como um depósito dos mortos:

Mateus 10.21; 26.59; Apocalipse 1.18; 6.8; 20.13.

Texto de O RICO E LÁZARO não ilustra a condição do homem após a morte – Lucas 16.19-31:

1ª Prova: Os judeus tinham por pai Abraão e criam na tradição judaica de desfrutarem da companhia de Deus e dos patriarcas em um lugar de consolo, paz e segurança. O texto mencionado por Yeshua era acusativo e não ilustrativo – Lucas 3.7,8; Colossenses 2.8.

2ª Prova: O texto de “o rico e Lázaro” se refere a uma parábola e não um fato, embora mencione nomes como Abraão, Lázaro e Moisés. É uma história usada por Yeshua como resposta aos fariseus que amavam o dinheiro e se consideravam justos – Lucas 16.14,15.

3ª Prova: Seio de Abraão não é símbolo do paraíso, mas como região enseada, ou seja, porto. Já que os judeus tinham Abraão como pai da nação judaica, Yeshua utilizou esta metáfora como símbolo de porto seguro, assim como Deus é o porto seguro de Cristo – João 1.18.

4ª Prova: O texto não menciona a palavra “paraíso”, apenas retrata uma região enseada que para a tradição judaica transmitia a ideia de consolo – Lucas 16.22,23.

5ª Prova: Lázaro recebeu a salvação divina apenas por ser pobre, contrariando o plano da salvação em Cristo. Enquanto o centurião Cornélio mesmo sendo justo diante de Deus ainda não pertencia a Deus, porque não havia confessado a Yeshua Cristo – Atos 10.

6ª Prova: Em nenhuma outra passagem o Hades é citado como um lugar de tormento. Pois, o Hades se refere à sepultura dos mortos - Mateus 11.23; 16.18; Lucas 10.15; Atos 2.27, 31; Apocalipse 1.18; 6.8; 20.13,14.

7ª Prova: Havia diálogo entre os que estavam no seio de Abraão com os que estavam no Hades embora tivesse ali um abismo. Porém a Bíblia Sagrada é bem clara em dizer que a luz não combina com as trevas – 2 Coríntios 6.14-16.

8ª Prova: Mesmo o rico sendo condenado ao fogo, Abraão ainda assim o chamou de filho. Porém a Bíblia Sagrada incita que o Juiz dirá abertamente: “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” – Lucas 16.25; Mateus 7.23.

9ª Prova: Os que descem ao Hades não podem mais esperar na verdade de Deus, pois nada sabem coisa alguma. Não podem louvar ou clamar a Deus. Enquanto o rico clamou a Abraão por misericórdia. Yeshua usou esta história para contestar arrogância dos judeus, e não para contradizer as Escrituras – Lucas 16.24; Eclesiastes 9.5,10; Isaías 38.18.

10ª Prova: Yeshua usou a expressão “eles tem Moisés e os profetas” identificando que os judeus deveriam ouvir a Palavra de Deus, pois se não dessem ouvidos à Palavra de Deus não se deixariam persuadir, mesmo que Cristo ressuscitasse dos mortos. Fato que realmente aconteceu após sua ressurreição – Mateus 28.11-15; Atos 13.30-45.

B.3. A morte veio por Adão. E a Vida veio por Yeshua Cristo:

Romanos 5.14, 17; 1 Coríntios 15.22.

B.4. Da morte para a vida por meio de Yeshua Cristo:

João 5.24; Romanos 6.23; 1 João 3.14.

B.5. A garantia de estar com Cristo:

  • Fomos crucificados com Cristo – Romanos 6.6; Gálatas 2.20.
  • Fomos sepultados com Cristo na sua morte – Romanos 6.4.
  • Fomos ressuscitados com Cristo – Colossenses 3.1
  • Sentamos nas regiões celestiais com Cristo – Efésios 2.6.
  • Somos concidadãos dos céus e membros da família de Deus – Efésios 2.19.
  • Aguardamos a redenção do nosso corpo pela manifestação da glória de Cristo que nos introduzirá na plena filiação e na benção da vida eterna – Tito 2.13,14.

“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2.16, 17.

É interessante observarmos que o homem não era imortal, pois o Senhor o advertiu quanto à morte. Como já sabemos, Adão comeu o fruto, desobedecendo ao mandamento do Senhor vindo sobre ele à certeza da morte. Embora, não pudesse comer da árvore da ciência do bem e do mal, Adão tinha acesso livre a todas as árvores do jardim. Após ter pecado, Deus o privou de comer da árvore da vida para que não se tornasse eterno (Gênesis 3.22-24).

No hebraico a palavra morte é met oriunda do verbo muth e no grego é thanatos, significam separação. Ou seja, o pecado gera a separação do homem com Deus (Tiago 1.5; Isaias 5.2); Também implica dizer a cessação, o corpo que é pó volta a terra e o espírito que é o fôlego volta a Deus, cessando a existência da alma, dessa forma, o pecado gera o inverso da criação do homem.

“Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

  • Criação do homem: Pó da terra (corpo) + Fôlego (espírito) = Alma (pessoa)
  • Morte do homem: Pó da terra (corpo) - Fôlego (espírito) = Cadáver

A ideia de que o homem tem um espírito imortal ou de que a alma não morre é uma mentira que teve começo em Gênesis 3.4, onde a serpente questionou com a mulher a ordenança de Deus.

Disse a mulher: Assim disse Deus: do fruto da árvore que está no meio do jardim, não comereis dele, nem tocareis nele, para que não morrais.
Mas, a serpente que era mais astuta do que todos os animais do campo disse à mulher: Por certo não morrereis.
Gênesis 3.4

A continuarmos a leitura poderíamos também cair na mentira de Satanás, pois pelo que parece o homem não morreu no mesmo dia em que pecou.
Para entendermos o que o Senhor Deus disse: “... no dia em que dela comeres, certamente morrerás”, é necessário observarmos que o dia de Deus é como mil anos (Salmo 90.4; 2 Pedro 3.8), e conforme escrito Adão morreu com a idade de 930 anos (Gênesis 5.5), ou seja, dentro do limite do dia de Deus. Então, em verdade e em certeza a morte veio sobre o homem naquele dia.

Conclusão:

Devido ao pecado de Adão todos os homens passaram a morrer. Mas, através da fé em Yeshua Cristo e da promessa do Messias todos aqueles que creem nEle ressuscitarão para a vida eterna, na ocasião de Sua segunda vinda, e isso, porque Cristo ressuscitou.

“Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.”
1 Coríntios 15.20-23.

A ressurreição do corpo só é possível pela ressurreição do Senhor Yeshua. Pela sua ressurreição ele glorificou e transfigurou a humanidade nEle. Ele é "as primícias" (1 Coríntios 15.20, 23; Colossenses 1.18). Sua vitória sobre a morte garante a nossa própria ressurreição (Romanos 8.11; 2 Tessalonicenses 4.14). Seu corpo de glória é o padrão dos nossos futuros corpos (Filipenses 3.20, 21; 1 Coríntios 15.48, 49).

Mas o que é a morte, então? A morte é deixar de existir.

Se a morte fosse o começo de uma nova existência, não poderia ser chamada pela Bíblia de nossa "inimiga", teria de ser chamada de amiga, pois estaria nos ajudando a ir para o paraíso (1 Coríntios 15.26).

Se a pessoa ao morrer já fosse para o céu não haveria necessidade de Yeshua voltar e nos ressuscitar (1 Coríntios 15.23).

Em João 11.25, Yeshua disse: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá." Ele não disse: ... ainda que morra, vive. Ao contrário, Ele declarou, que no futuro trará da sepultura aqueles que morreram nele (João 5.28,29).

 

De quê Yeshua precisava para vencer a morte?
Para vencer a morte, Yeshua precisava da ressurreição do corpo e espírito. Um corpo visível e palpável e não apenas um espírito (Lucas 24.39,40). Para provar isso Yeshua comeu na presença dos discípulos (Lucas 20.20, 24-27). Entretanto era um corpo transformado. Não estava preso a espaço nem ao tempo. Podia aparecer e desaparecer. (Lucas 24.31; João 20.19, 26).

A nossa fé em Yeshua não é um simples pensamento de nossa mente, nem é uma mera aceitação mental das coisas que ouvimos sobre Ele. Nossa fé nEle é poderosa porque nos une a Ele. Toda a nossa vida é "em Cristo" (Paulo usa esta expressão 164 vezes). O pecador só pode ser abençoado pela obra de Cristo quando é unido a Ele.
Entretanto nós somos homens, e a igreja, apesar de ser um organismo celestial, é um organismo humano. Para que Yeshua se tornasse a cabeça deste organismo humano era necessário ser homem para sempre. Por isso necessitava de um corpo humano. Sem a ressurreição do corpo, Cristo teria deixado de ser humano. Pela ressurreição o Senhor tornou-se homem eternamente, com um corpo transfigurado e glorificado. Ele agora é o "homem do céu" (1 Coríntios 15.47) é o Filho do Homem que está no meio dos candeeiros (Apocalipse 1.13), é a cabeça de uma nova raça (Efésios 1.22,23).

 

A ressurreição de Cristo é, portanto, aquilo que faz a grande diferença entre a fé cristã e a religião dos homens. Se Yeshua Cristo não tivesse ressuscitado em vã seria a nossa fé. Porém, temos uma pessoa viva que vive em nós e nós nEle. Esta é a esperança da glória. (Colossenses 1.27)