Satanás - Um anjo caído ou um pecador desde o princípio?

29-03-2012 13:49

 

Adão guardava o Jardim do Éden contra Satanás (Aqui não podemos usar de textos que fazem alusão a ele sem que não haja uma interpretação literal. Portanto, não se sabe o certo de sua origem, só podemos dizer que é um ser espiritual criado que se opõe a Deus em tudo. Se Deus é bom não pode ter parte com o Mau. Por isso este ser é chamado de Adversário. Por questão do livre arbítrio o homem tinha livre escolha entre o bem e o mal. Por isso Deus criou o mal com um propósito), mas mesmo assim o deixou entrar em forma de serpente (ora a serpente era a mais astuta dos animais selvagens). Ela persuadiu a mulher que estava com Adão a comerem do fruto para obterem conhecimento do bem e do mal e se igualarem a Deus. Adão trouxe destruição para si ao desobedecer a Lei Natural (Por que Lei Natural e não divina? Porque, embora, o próprio SENHOR tenha o advertido a não comer do fruto da Ciência do bem e do mal, as consequências não seriam apenas para o homem, mas para toda a criação. Desta forma não só o homem, mas também toda a Terra se tornou inútil para o propósito de Deus que era constituir uma família pura e sem males que pudesse habitar na terra por toda eternidade). Assim, Satanás conseguiu corromper o homem para também se opor a Deus, tornando inútil a criação divina para o seu propósito eterno. Fazendo com que o homem desse mais valor a sua vontade do que a vontade de Deus, daí o pecado dominou a humanidade. Porque todos preferiram o seu bel prazer.


Devido à corrupção do homem, agora ele atuaria por si só. Não poderia mais cumprir o propósito eterno de Deus. Escolhendo um povo para si foi à intenção de Deus reconciliar o homem e o libertar do mal. Essa linhagem foi preservada e mantida sob a guarda de mandamentos até que aquilo que é perfeito se revelasse. Vários elementos se tornaram como sinais da revelação de Cristo. Anunciado pela Lei e pelos profetas o Verbo encarnou-se para salvar o homem da ira de Deus (A ira divina é a aplicação de sua justiça para tornar aquilo que é corruptível em incorruptível. É a aniquilação do mal devido à abundância do pecado).

No céu Satanás tinha a função de acusador. Por isso também é chamado de Diabo. Após ter batalhado contra Miguel foi expulso e lançado a Terra (Símbolo espiritual da vitória de Cristo. Esta cena não é uma descrição de alguma queda do Diabo no começo dos tempos, mas descreve a vitória decisiva contra o Diabo através da morte, sepultamento e ressurreição de Yeshua. Satanás trabalhava para acusar os homens de pecado e provocar sua morte. Antes da vinda de Yeshua ele tinha pleno sucesso, pois "todos pecaram". Mas a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo derrotaram Satanás, porque sua morte expiou o pecado e sua ressurreição deu-lhe as chaves da morte. Agora, acusação contra o povo de Deus é impossível; o Diabo está vencido. A vitória de Miguel simboliza os resultados do sacrifício de Cristo). Ao descer a Terra visto que tem pouco tempo porque já está julgado por ter sido vencido pela morte e ressurreição de Cristo procura destruir o povo de Deus a qualquer custo (Por mais que o homem não esteja em Cristo é considerado como ‘aquele que se perdeu’. Desta forma Satanás não ataca somente aos cristãos, mas a toda humanidade). Como ele não pode mais acusar os homens diante de Deus, tudo o que lhe resta é tentar desviá-los do Senhor na terra. O fato de o Diabo ainda agir na terra não nega a vitória total de Yeshua. Satanás foi derrotado, e jamais terá a vitória.

O Diabo e seus servos – sejam reis ou sejam nações inteiras – podem atacar, afligir e até matar os discípulos do Senhor, mas nunca podem vencer as pessoas que realmente confiam em Deus. O Diabo não possui autoridade, pois todo o poder pertence a Deus. Ele é submisso a permissão divina e devido a vitória de Cristo tem restrição em seus feitos. Pois, como profetizado milhares de anos antes, Yeshua pisou na cabeça da serpente.

Por Cristo ter vencido o Adversário não há mais razão para sua existência. Mas, ele ainda há de enganar muitos até que se cumpram os dias e se reconciliem aqueles que hão de ser salvos. Ficará preso por mil anos (O Milênio nada mais é que o Dia do Senhor para o seu reinado e juízo. Serão mil anos que precederão a eternidade. É a ocasião da restauração final física e espiritual de Israel. A restauração de Israel incluirá a regeneração, reunião e posse da Terra, e o restabelecimento do trono davídico. A nação será reunida de tal forma que a antiga divisão entre Israel e Judá será eliminada. Como nação, Israel se tornará o centro das atenções para os gentios e desfrutará de todas as condições físicas e espirituais) Logo após será solto e reunirá os seus servos a fim de atacar o acampamento do povo de Deus. Mas, será consumido pelo fogo, pois o Lago de Fogo foi preparado para ele e os seus servos.



por Janderson Ferrer