Versículos Falsificados

02-02-2012 00:00

Cristo virá, e os mortos ressuscitarão; num instante, num abrir e fechar de olhos, nós subiremos a ele, e para sempre estaremos com o Senhor.

 
Creio que este seja um dos dez principais contrabandos, vendidos nas igrejas evangélicas, como autênticos versículos bíblicos. É de uma natureza tão torpe, que é triste averiguar a imensa popularidade que conquistou em todas as camadas, dos novos convertidos até os maiores mestres da Palavra. Veja por si mesmo o que ensina a Palavra divina:

Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (1Co 15.51,52)

O que o ministro dos gentios está dizendo? Que o arrebatamento será tão rápido como um piscar d’olhos, ou que a transformação dos nossos corpos –de mortais a incorruptíveis– será assim? É claro que a segunda opção é correta.

Esta história de Cristo voltar e os cristãos serem transformados e transladados, num milésimo de segundo, conseguiu se entremear nas páginas bíblicas em razão da aceitação do dispensacionalismo, um sistema escatológico que ensina que a Igreja não passará pela Grande Tribulação.

Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução; antes, embriagai-vos com o Espírito Santo.

Esse é usado para defender as experiências de êxtase, nas quais os crentes balançam, caem, riem e fazem outras coisas mais. É uma tolice recorrer a uma invencionice tão descarada para embasar estas coisas.

Os anjos queriam pregar o Evangelho, mas Deus reservou esta tarefa aos homens.

É difícil entender de onde se originou esta tese teológica. Ela é tão espalhada pelas igrejas que se tornou quase um adendo popular à Bíblia, um versículo extraído da cartola mágica cada vez que se fala sobre a necessidade de levar as boas-novas aos perdidos. Apesar da raiz desta árvore infrutuosa não ser de tão fácil identificação, podemos sugerir que ela se encontra nas palavras de Pedro, o apóstolo dos judeus:

A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar. (1Pe 1.12)

Talvez alguém que não conhece o sentido do termo perscrutar tenha lido o texto e daí tirado uma falsa conclusão, imaginando que o pescador de homens teria escrito que as coisas que os anjos anelam perscrutar é a atividade da pregação, e que perscrutar significa fazer. Embora seja essencial conhecer o sentido dos termos usados na Bíblia, o indivíduo que fez o versículo abíblico, que estamos desmascarando, vir à luz, não precisava recorrer ao dicionário para interpretar adequadamente o escrito de Pedro.

Veja o que diz a Revista e Corrigida:

...para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.

A tradução dos monges de Maredsous reza:
 
Revelações estas, que os próprios anjos desejam contemplar.

O que os seres celestiais desejam receber são as revelações proféticas de Deus, e não o encargo de levar o evangelho aos pecadores.

Buscai, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas.

Para entendimento maior e melhor de um versículo é necessário que este seja lido, estudado e relacionado com o seu contexto imediato e depois, se for o caso, contexto mediato e, finalmente, se ainda for o caso, ampliar o contexto para toda a Bíblia. Assim, admite-se que a Bíblia interpreta a si mesma. 
Os versículos isolados têm motivado as mais distintas heresias e doutrinas falsas, apesar das grandes e boas intenções. 

Ao estudar a segunda parte do versículo: “E todas estas coisas vos serão acrescentadas”, entenda que não quer dizer todas as coisas, grandiosas e estupendas; as riquezas deste mundo em quantidade e qualidade; sempre e sempre o mais, o maior e o melhor para o servo de Deus, conforme pregam os pregadores, pregoeiros e apregoeiros da “Teologia da Prosperidade”. 

O versículo 33 deve ser entendido no seu texto e contexto imediatos: versículos de 25 a 34. Aí, Jesus dá uma exortação aos discípulos. Estes estavam vivendo “A ansiosa solicitude pela vida”. Estavam ansiosos. Pela exortação de Jesus, eles não deveriam estar ansiosos pela “vida” e pelo que “comer”, “beber” e “vestir”, pois todas “estas” coisas (vida”,“comer”, “beber”, “vestir) são acrescentadas àqueles que buscam, em primeiro lugar, “o reino de Deus e a sua justiça”. “Estas” não são ampliativas para as riquezas do mundo, como ensinam os pregadores da riqueza material. Mas, “estas coisas” são restritivas ao texto, ao contexto e às coisas referidas e já citadas.