A heresia da perda da salvação

20-09-2012 12:57

 

Existe um sério problema doutrinário com a crença de que um cristão nascido de novo possa perder a salvação. Ora, se não precisamos praticar boas obras para sermos salvos, como podemos perder a salvação por praticarmos obras más? Não é bíblico o ensino de que um salvo possa perder a salvação. Somos salvos pela graça da fé em Cristo, o Salvador, conforme Efésios 2.8,9. Ensinar que um crente pode "cair da graça" não tem qualquer respaldo bíblico. O novo nascimento não pode ser desfeito. É uma heresia ensinar que alguém possa perder a salvação porque pecou. A verdade é que muitas pessoas podem apostatar das coisas de Deus, porque nunca foram salvas (1 João 2.8,9). Deus jamais deserda um dos Seus filhos. Jesus prometeu em João 10.28: "E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão".  
 
Jesus nunca mencionou que alguém pudesse perder a salvação e, se o tivesse dito, a Bíblia iria ensinar claramente. O fato é que a Bíblia não menciona que alguém possa perder a salvação. "Caem da graça" os que rejeitaram o Evangelho e, portanto, condenaram a si mesmos. Nenhum cristão salvo pode cair da graça, pois foi e estará salvo para sempre. A Bíblia é muito clara a respeito da segurança eterna do crente. Questiono sinceramente a salvação de alguém que imagina precisar de um certo grau de espiritualidade, a fim de continuar salvo. Chego a acreditar que esta pessoa de fato não esteja salva. 
 
Muitas denominações evangélicas acreditam que o crente pode perder a salvação, caso se afaste do Senhor. Isso porque pregam a salvação pelas obras, quando a salvação é inteiramente gratuita (Romanos 5.1-8). Ela é um dom recebido, não conseguido. Um presente verdadeiro não pode ser retomado, se, de fato, foi dado com sinceridade. [Existe alguém mais sincero do que o nosso Salvador?]. A salvação é um dom gratuito de Deus, o qual nos foi dado através do sangue de Jesus Cristo. Recebido pela fé, jamais poderá ser perdido. Sei que sou salvo pela graça de Deus e não me preocupo, achando que vou perder o que nada fiz para ganhar. A salvação vem do Senhor e não do homem. Nossa parte é simplesmente confiar em  Cristo Jesus.