A Mordomia do Corpo

27-07-2012 00:33

Rev. Hernandes Dias Lopes



O nosso corpo é magnífico em todos os aspectos. Ele é mais complexo que qualquer máquina que o homem possa conceber. Nosso corpo não é produto de uma evolução nem mesmo de uma mera adaptação ao meio. Ele foi planejado e criado pela mente infinitamente sábia de Deus. Destacamos alguns pontos importantes sobre o nosso corpo:

1. O nosso corpo foi criado por Deus – O nosso corpo foi criado por Deus e reflete a glória de Deus. O Dr. Marshall Nirenberg, prêmio Nobel de Biologia diz que há em nosso corpo 60 trilhões de células vivas e em cada uma delas, há um metro e sessenta centímetros de fita DNA. Se esticarmos a fita DNA do nosso corpo, teremos 102 trilhões de metros, ou seja, 102 bilhões de quilômetros de fita DNA, onde estão gravados e computadorizados todos os nossos dados genéticos, como a cor da nossa pele e o nosso temperamento. O Dr. Lewis diz que poderíamos empacotar na cabeça de um alfinete todos os dados genéticos de todos os mais de 6 bilhões de habitantes do planeta. Obviamente, códigos de vida não se originam do caos nem do acaso. Somos a obra prima de Deus. Ele nos criou e nos formou de forma assombrosamente maravilhosa e nos entreteceu no ventre da nossa mãe.

2. O nosso corpo foi redimido por Deus – A redenção não alcançou apenas a nossa alma, mas também o nosso corpo. Não apenas nossa alma será aperfeiçoada para entrar na glória, mas também nosso corpo será glorificado para desfrutar das bem-aventuranças eternas. Nosso corpo foi comprado por um alto preço. Ele não nos pertence. Ele é de Deus. Somos mordomos do nosso próprio corpo. Se nós o destruirmos, Deus nos destruirá.

3. O nosso corpo deve glorificar a Deus – Nós devemos glorificar a Deus em nosso corpo. Porque fomos remidos e comprados por alto preço, precisamos, agora, glorificar a Deus em nosso corpo. Não temos mais o direito de apresentar os membros do nosso corpo ao pecado. Devemos,agora usar o nosso corpo em santificação e honra. O nosso corpo não é destinado à impureza, mas à santificação. Devemos comer, beber e fazer qualquer outra coisa para a glória de Deus. Nossos olhos devem ser puros. Nossos corações devem ser fontes de vida. Nossos pés devem caminhar por veredas de justiça. Nossos pensamentos devem ser centrados em tudo o que é verdadeiro, puro e louvável.

4. O nosso corpo é habitação de Deus – O Deus transcendente que nem os céus dos céus podem contê-lo, deleita-se em habitar plenamente em nosso corpo. Nós fomos feitos a morada do Altíssimo. Deus, o Pai; Deus, o Filho e Deus, o Espírito Santo habita em nós plenamente (Ef 1.20-23; 3.19; 5.18). Nosso corpo é o santo dos santos onde a glória de Deus se manifesta. O apóstolo Paulo diz que somos santuários do Espírito e que Deus habita em nós (1 Co 6.19). Assim como o tabernáculo era um símbolo da igreja e a arca um símbolo de Cristo, assim, por onde andarmos, levaremos conosco a gloriosa presença de Cristo, pois ele habita em nós (Cl 1.27).

Duas implicações podem ser depreendidas das verdades acima mencionadas.

Primeiro, devemos cuidar do nosso corpo como mordomos fiéis. O nosso corpo deve ser alimentado e cuidado (Ef 5.29). O cuidado da saúde física e emocional é uma responsabilidade nossa como mordomos de Deus. Devemos equilibrar o trabalho e o descanso (Ex 20.8-11). Devemos deixar para trás a bagagem da ansiedade e da mágoa, se quisermos um corpo saudável, uma mente limpa e uma alma santa.

Segundo, devemos compreender que se formos mordomos infiéis seremos as próprias vítimas. Muitas pessoas destroem o corpo comendo muito, comendo mal ou se intoxicando com drogas mortíferas. Outros, destroem o corpo deixando de fazer faxinas necessárias nos porões da mente, abrigando, assim, ressentimentos que flagelam a alma e adoecem o corpo. Os mordomos infiéis que maltratam o corpo serão suas próprias vítimas e colherão os frutos amargos de sua semeadura insensata. Como você tem tratado o seu corpo? Você tem sido um mordomo fiel nessa administração?