Deve o Crente Nunca Julgar?

28-12-2011 11:24

 


Mt 07:01-02 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

A pergunta “É certo julgarmos?” atormenta muitos crentes sinceros. Muitos pastores e mestres respondem com sonoro “não”, apelando para sentimentos e usando versos da Bíblia que os sinceros logo suspeitam estar algo fora de contexto e não anularem outros que, ao menos na aparência, se lhes opõem. Bem, um estudo da Bíblia (estudo mesmo, exigindo tempo, dedicação, esforço e, sobretudo, espírito realmente aberto a crê-la e aceitá-la), deixa claro que, concernente a certos assuntos vitais, julgar não apenas é correto como também um inequívoco mandamento. Muitos não sabem que —

A) A Escritura ORDENA que julguemos, é simplesmente rebeldia e pecado desobedecermos tais mandamentos.

.     … julgai segundo a reta justiça. (Jo 7:24);
.     … julgaste bem. (Lc 7:43);
.     … por que não julgais também por vós mesmos o que é justo? (Lc 12:57);
.     …julgai vós mesmos o que digo … (1Co 10:15);
.     Mas o que é espiritual discerne bem tudo, …. (1Co 2:15);

B) Somos ordenados, ordenados julgar: FALSOS MESTRES e FALSOS ENSINOS

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” (Mt 7:15). Como poderíamos nos acautelar, conhecer esses lobos disfarçados, sem julgar???

- Que padrão usarmos para julgar?

.     “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” (Is 8:20)
.     “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” (Mt 7:16) Avaliemos frutos pela Bíblia, não por nossos sentimentos.
.     “E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a DOUTRINA que aprendestes; desviai-vos deles. 18 Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.” (Rm 16:17-18). Se nunca julgarmos, nunca poderemos obedecer este verso! Deus quer que conheçamos nossa Bíblia e por ela testemos todos mestres e ensinos! Atenção: os responsabilizados pelas divisões são os falsos mestres com seus ensinos, não os que protestam contra os falsos mestres e seus falsos ensinos! Como discernir os falsos mestres? Eles, entre outras coisas: são os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina da Bíblia (o que ela DIZ, no seu contexto e dispensação), a doutrina dos apóstolos! São os que servem não ao Senhor mas ao seus ventres! São os que enganam os simples!        Vejamos mais ordens, ordens do Senhor …
.     “Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei” (2Co 6:17, ou 14-18).
.     “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” (2Tm 3:5).
.     “Mandamo-vos, porém, IRMÃOS, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o IRMÃO que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.” (2Ts 3:6).
.     “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.” (Ef 5:11).
.      ”O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.” (Rm 12:9).
.     “Examinai tudo. Retende o bem.” (1Ts 5:21).

- Seria impossível obedecermos todas essas ordens se não testássemos e julgássemos. E não lembrássemos que nada é bom (nem, ao menos, tolerável) aos olhos de Deus se não se alinha com Sua Palavra:

.     “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” (1Jo 4:1)
.     “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e oanticristo. … 10 Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.” (2Jo 1:7,10-11).

- Se você contribui para um orçamento denominacional que você sabe que sustenta pelo menos um modernista, uma pessoa que não crê algum dos pontos fundamentais da doutrina bíblica, você é culpado, perante Deus, de saúda-lo, de ser seu cúmplice em espalhar veneno levando almas ao Inferno! Obedeça a Deus no que Ele ORDENOU “saí do meio deles” (2Co 6:17), não tema sofrer:

Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;” (2Tm 2:12)


C) Mt 7:1 é freqüentemente tirado fora do contexto, é mal entendido e mau usado, analisemos Mt 7:1-5.

1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

.     Estes versos são dirigidos a um hipócrita (v. 5) que a todos julga severamente demais, mas a si mesmo em nada se julga — os versos NÃO são dirigidos àqueles que sinceramente anseiam discernir se um mestre e seu ensino se alinham com a Palavra de Deus.
.     Estes versos, longe de proibir o julgar reta e biblicamente (isto toda a Bíblia ordena), são uma solene advertência contra o julgamento hipócrita. Ademais, na realidade, o último verso da passagem ordena julgarmos com sinceridade: “… então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.” (v. 5)
.     Muitos que, fora do contexto, “piedosamente” citam “não julgueis” para defenderem algo que é contra a Palavra de Deus, não vêem como são inconsistentes: na realidade, assim fazendo, eles estão julgando aqueles que simplesmente querem obedecer a Palavra de Deus quando ordena julgarmos aquilo que a contraria!
.    Julgar é inescapável, a questão é se vamos julgar quem quer obedecer ou se vamos julgar quem quer desobedecer à Palavra! …
.    Quão trágico que tanta coisa contrária à Bíblia tome indevido abrigo debaixo de tão mal uso de Mt 7:1 …

- A razão pela qual a cristandade está hoje irreconhecível de tão desbastada, degenerada e paralisada pelo satânico modernismo, é que os crentes não têm obedecido à ordem de Deus de radicalmente julgarem e denunciarem + combaterem + expulsarem + afastarem-se + separarem-se dos falsos mestres e falsos ensinos, desde o primeiro instante que eles começaram a tentar introduzir seu primeiro milímetro no nosso meio. Saúde física só é mantida pela total separação dos germens causadores de doenças [como o Ebola], saúde espiritual só é mantida pela total separação dos germens portadores das falsas doutrinas. O maior de todos os perigos de nossos dias não é o julgarmos demais, mas sim o julgarmos de menos, os engodos espirituais. Deus quer que sejamos como os bereanos “…examinando [!] cada dia [!] nas Escrituras [!] se estas coisas eram assim [!].” At 17:11.

D) Versos semelhantes, dirigidos a hipócritas que a todos julgavam severamente (mas a si próprios não julgam):
- D.1.    Rm 02:01-03 “Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. 2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. 3 E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?”.
    Isto de modo nenhum nos proíbe de reta e biblicamente julgarmos (primeiro discernindo; depois instruindo os sinceros e fracos; finalmente advertindo, repreendendo, denunciando, expulsando, radicalmente se separando e combatendo os rebeldes, como Jesus aos fariseus e Lutero ao romanismo): o texto é dirigido a hipócritas que a todos julgam do modo errado (severamente sentenciando e executando quanto à vida eterna [e, se possível, tirando a vida física]), mas a si próprios em nada se julgam (como os fariseus julgaram sentenciando e executando a Cristo, e o papismo aos verdadeiros crentes, na Inquisição);

- D.2.    Tg 4:11-12 “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. 12 Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?”.
    Isto de modo nenhum nos proíbe de reta e biblicamente julgarmos: o texto é dirigido a hipócritas que a todos julgam do modo errado, e a si próprios em nada se julgam; 

- D.3.    Mt 13:24-30, (explicada em 36-43) (PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO: durante a dispensação da Graça e na Tribulação, há o crente falso disfarçado de real, e há erro sutilmente inoculado pelo Diabo, disfarçada mas terrivelmente corrompendo a massa) “… O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; 25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. 27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? 28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. 30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. …  37 … O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; 38 O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; 39 O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. 40 Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. …
.    Aqueles contrários a qualquer disciplina, denúncia ou separatismo dizem “nunca digamos nenhuma palavra nem tomemos nenhuma ação contra nada nem ninguém, para não arriscarmos estar arrancando trigo por joio, só Deus pode fazer isto, ao final”.
.    Mas, pela Bíblia, dizemos da parábola do joio Mt 13:24-30,36-43: Há 2 grupos no mundo: os filhos de Deus (aqueles que receberam Cristo Jo 1:12) e os filhos do Diabo (aqueles que rejeitaram Cristo Jo 8:44).

E) Outros assuntos a serem julgados:  
Conduta imoral: Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, … 13 … Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo. ” (2Co 5:1,13); 

Disputas por coisas desta vida, particularmente disputas levadas à justiça governamental: “1 Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? … 3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?” (1Co 6:1-8).

F) Deveríamos nos julgar a nós mesmos.

Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. (2Co 13:5)

Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados(1Co 11:31)

.     Que mudança e que bênção se julgássemos nossas próprias falhas tão impiedosamente quanto fazemos às dos outros — e se julgássemos as dos outros tão caritativamente quanto fazemos com as nossas!
.     Quanto nos pouparíamos de muitas punições corretivas de Deus, se julgássemos e confessássemos e cessássemos nossa desobediência a Deus!
.     E, Oh, quanto pouparíamos nosso abençoado Senhor da desonra e falta de frutos das nossas vidas!

G) Limitações do julgamento humano
- Não podemos julgar meras questões de consciência (que não têm explícita ordem nem é indiscutível implicação da Bíblia)

.    “1 Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. … 3 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; … 13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. …” (Rm 14:1)
.     “23 Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; … 29 Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. …. 32 Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.” (1Co 10:23-33)
.    “16 … ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, 17 Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” (Cl 2:16-17).

- Não podemos julgar motivos. Só Deus pode ver o coração, nós só podemos agir sobre as ações.

“… 5 Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.” (1Co 4:1-5)

Não podemos sentenciar que não é salvo quem professa sê-lo, professa-o pelos motivos bíblicos, “… O Senhor conhece os que são seus …” 2Tm 2:19. Mas é melhor que testemos a nós mesmos, de acordo com “… se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2Co 5:17

H) O princípio mais fundamental ao julgarmos
. {krino} às vezes significa discernir, decidir, determinar, testar, ponderar, questionar, distinguir. Deus quer que questionemos, testemos, ponderemos, discirnamos, determinemos, decidamos, distingamos aos pregadores e mestres, com seus ensinos, se se alinham perfeitamente com a Bíblia:

Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” (He 5:14).

. {krinos} às vezes significa julgar sentenciando, condenando, e punindo. Isto é prerrogativa de Deus,

Não vos vingueis a vós mesmos, … Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.” (Rm 12:19).

I) Guardemo-nos contra uma atitude errada
Os crentes devem se guardar contra a tendência (da carne) de assumir atitude crítica, de censor, contra aqueles que não compartilham suas [exatíssimas] meras opiniões sobre assuntos outros que aqueles das doutrinas e conduta moral claramente ensinadas na Bíblia. Ao invés de “reduzir a pedaços” nossos irmãos em Cristo, é nosso privilégio (e dever) fazer tudo que pudermos para encorajarmos seus crescimentos espirituais. Devemos amar e orar um pelos outros, e olhar por nós mesmos para que não sejamos também tentados.

J) Uma palavra final
-     Se tu já foste eternamente salvo, meu leitor, não esqueçamos que “… todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo …” (2Co 5:10). Ganharão aqueles que estão estudando a Palavra de Deus, andando em função e à luz dela, vivendo para Cristo e para a salvação de almas. Perderão aqueles que, embora tenham aceito Cristo, estão vivendo para as coisas deste mundo.

-     Se tu meramente professas Cristo de lábios, ou não professas nada, então, meu amigo, permite-me amorosamente relembrar-te que “… já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?” (1Pe 4:17). Não adies sequer mais um outro minuto para pedir que Deus te perdoe os pecados, por causa de Cristo. Rende teu coração e tua vontade ao amoroso Salvador que morreu por ti. Faze-O Senhor de tua vida. Feliz e abençoado serás, agora e para sempre.