Mitos Sobre Namoro

31-03-2012 10:53

O primeiro mito é clássico:

1. O Mito do Príncipe Encantado

Por mais que falemos que não, a grande maioria quer alguém exatamente como os estereótipos dos filmes. Meninas sonham com um homem alto, forte, romântico, interessante, elegante e carinhoso. Muleques sonham com a menina mais bonita, mais requisitada e interessante. Parece que todos querem a mesma. E todas as meninas querem o mesmo.

O mito disso é que idealismo mata a realidade. Não tem problema querer namorar alguém bonito e interessante, mas ficar sonhando com aquele menino que todas gostam não leva a lugar nenhum. No fim das contas a menina fica frustrada porque ele nem dá atenção para ela.

Muita gente cai em dois opostos: [1] esperar demais pela pessoa certa (um príncipe encantado perfeito) ou [2] não esperar por ninguém (não tem príncipe encantado, então bora namorar). Esperar é importante, mas sem ser extremamente exigente. Não devemos fazer acepção de pessoas. As vezes alguém “não é seu tipo” quando você conhece a pessoa, mas depois tudo pode mudar. Seja acessível e aberta, da mesma forma que você espera que a pessoa que você gosta também seja acessível e aberto.

Meu conselho é que você viva a vida, seja feliz, e no momento certo virá um parceiro(a) que te complementa. Isso é o mais importante – ter alguém que é adequada(o) para você.

“Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda“.
Gênesis 2:18

2. O Mito do Beijo

Quantos de vocês que nunca namoraram não ficam imaginando mil coisas sobre o beijo? Muitos desistem de se guardar por curiosidade. Outros por pressão dos amigos. E você que nunca beijou, está se guardando, há tantas perguntas que surgem…

Quando eu era adolescente, meus colegas tiravam da minha cara porque nunca tinha beijado. Eles me falavam bem assim, “você nunca vai saber se não tentar…”, “é bom demais, você não sabe o que está perdendo”, e ainda pior: “como você vai saber se gosta de alguém se não fica com várias? Só assim você descobre seu gosto.”

Deixa eu te falar uma coisa: o beijo é uma manifestação de amor e carinho. É muito especial se guardar para alguém e beijar essa pessoa amada. Não tem nada de errado em não beijar ninguém por estar se guardando. E outra coisa importante: não existe a lógica de “quem beija muito, beija melhor”. Quando você encontrar sua parceira(o) e amar muito a ela, o amor vai ser a razão do beijo, e isso vai fazer tudo mais bonito.

Resumindo, vale muito mais a pena beijar quando você ama de verdade do que o próprio ato do beijo. Vale a pena esperar a pessoa certa, adequada para você, que ama a Deus e vai caminhar junto contigo.

3. O Mito da Curtição

Curtir a vida com a namorada é muito bom! É demais mesmo estar no parque, ver um filme, ir pra praia, e fazer um monte de coisas interessantes. Mas a vida não é só sobre curtir. Se você quer namorar, você irá ter responsabilidades. Um dia você poderá ser pai ou mãe e vai cuidar de filhos. A vida não é só sobre você e sua namorada. E muitas vezes quando somos jovens não temos idéia do que é ser responsável, do que é lavar a própria roupa, fazer a própria comida e ter que pagar as contas. Isso muda tudo, sabe?

Seja feliz, aproveite demais. Mas lembre-se quanto mais a vida passa, mais responsabilidades você terá, e menos tempo pra você fazer o que você quer. Por isso, amadurecer é muito importante pra namorar, porque é um importante passo para casar.

Olha que interessante esse provérbio:

“Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família.” (Provérbios 24:27)

Estes três mitos são tão comuns. O primeiro leva muitos a serem perfeccionistas, exigentes, quererem a pessoa perfeita, serem chatos e fechados, reclamarem que “não existe ninguém decente para namorar”, e acharem que estão se valorizando. Quando na verdade, tudo que esperam, não são. Querem alguém que brilha, mas não brilham.

O segundo – o mito do beijo – leva muitos a saírem pra ficar com outros pra “descobrir como que é”. Esse mito acaba se tornando uma desculpa para adolescentes de 13,14 anos namorarem, quando eles não tem nenhum propósito de vida e nem maturidade pra um relacionamento. Em muitos casos, meninos engravidam meninas sem saber a consequência de seus atos. Já outros criam um “tabu” sobre o beijo e ficam travados toda vez que conversam com alguém do sexo oposto. Como é triste ver tanta gente cristã, de Deus, que nunca namorou completamente travado quando já tem idade pra assumir um relacionamento. Que Deus ajude você que passa por essa luta, porque eu também já passei.

E o terceiro mito – da curtição – é muito importante. A vida é complicada, e sempre temos que lembrar que amar a alguém é uma responsabilidade eterna. Por isso que machuca tanto se separar de alguém, terminar namoro, brigar com algum familiar. A responsabilidade que assumimos quando namoramos e principalmente quando casamos é muito grande. Se esquecemos de tudo isso e saímos “curtindo”, podemos machucar muita gente no caminho.

Meu conselho final é que você viva mais do que pense. Eu sempre imaginei muito como seria, mas vale mais a pena viver o melhor de cada dia, aprender com conselhos e experiências, e orar bastante porque Deus responde.