O Mistério de Cristo

14-05-2011 01:07

 

Leitura Bíblica: Ef 3:4-6; Jo 12:32; Lc 12:50-52

 

O MISTÉRIO OCULTO DOS SÉCULOS

 

Em Efésios 3:4-6, Paulo fala de seu entendimento do mistério de Cristo. Esse mistério não foi dado a conhecer aos filhos dos homens em outras gerações. Os homens de antigamente não conheciam o mistério de Cristo que o SENHOR falou por intermédio de Paulo, mistério esse que implica que os judeus e os gentios tornam-se um novo homem em Cristo Yeshua. Esse é o Cristo corporativo, que é a igreja. O versículo 6 do capítulo três é precioso. As palavras "membros do mesmo corpo" referem-se ao novo homem de 2:15. O novo homem se contrapõe ao velho homem. Há muitos homens individualmente neste mundo, mas há apenas um novo homem. Da mesma maneira, há muitos cristãos, mas apenas um novo homem: a igreja.

 

UM SÓ NOVO HOMEM

 

Para entender o que é o novo homem, precisamos primeiramente entender o que é o velho homem. O velho homem é o homem criado por ELOHIM e que caiu por meio do pecado. Toda pessoa em Adão não é apenas um pecador diante do SENHOR, mas também um velho homem. Quando tal pecador, o velho homem, ouve o evangelho, crê em Cristo e é salvo, torna-se um novo homem. Ele não apenas se torna um novo homem individualmente como também é unido a todos os demais cristãos a fim de se tornar um novo homem coletivo. Efésios 1 fala da igreja como o Corpo de Cristo; o capítulo dois fala da igreja como o novo homem; o três fala do mistério de Cristo; o quatro fala da maneira de edificar o Corpo de Cristo; o cinco fala da responsabilidade da igreja; e o seis fala da luta da igreja. O ápice da obra do SENHOR é a igreja, que é o novo homem. O SENHOR nos salva para que nos tornemos um só novo homem em Cristo.

 

Uma grande carência entre os cristãos hoje é que todos desejam ser cristãos individuais. Todos desejam ser bons e zelosos; todos desejam sentar-se e ouvir boas pregações. Resumindo, todos desejam ser cristãos de modo individual. Mas o SENHOR não deseja que sejamos bons apenas numa base individual. Ele busca um vaso coletivo que destruirá Satanás e consumará Seu plano. O SENHOR não deseja ver os cristãos espalhados como areia. Ele deseja que os cristãos estejam unidos para se tornar um homem corporativo.

 

QUE É O NOVO HOMEM?

 

Efésios 2 fala que, de dois grupos de pessoas, Cristo criou um só novo homem, mas não diz como é esse novo homem. De acordo com Colossenses 3:10-12, o novo homem se refaz, ou é renovado, para o pleno conhecimento, segundo a imagem Daquele que o criou. No novo homem não há grego nem judeu, circuncisão ou incircuncisão, bárbaro ou cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo e em todos (lit). O novo homem não é uma questão de ter ou não ter diferenças; é uma questão de ser o novo homem ou não ser nada. O novo homem não está na esfera de ser grego ou judeu. O novo homem é simplesmente Cristo. A natureza do novo homem é Cristo. No novo homem Cristo é tudo e em todos. Podemos até arriscar dizer que Cristo é a igreja e a igreja é Cristo, porque tudo no novo homem, que é a igreja, é simplesmente Cristo. A constituição do novo homem é nada menos que o próprio Cristo.

 

A IGREJA É CRISTO

 

Uma vez que a natureza do novo homem, que é a igreja, é Cristo, podemos dizer que a igreja é Cristo. Vejamos duas passagens: Em Lucas 12:50-52, o Senhor disse: "Tenho, porém, um batismo com que ser batizado (...) Supondes que vim para dar paz na terra? Não, Eu vos digo, mas antes divisão". Por que o Senhor disse isso? Porque Ele dissera que viera para lançar fogo sobre a terra, o fogo da vida do SENHOR. Isso significa que Ele liberaria Sua vida sobre a terra a todos os que viessem a crer Nele, de tal maneira que seriam regenerados e receberiam a vida do SENHOR. Esse assunto, contudo, somente poderia ser consumado depois do Seu batismo, que se refere à Sua crucificação. João 12 revela que a igreja é produzida pela morte e ressurreição de Cristo. Ele é o grão de trigo que caiu na terra, morreu e em ressurreição produziu muitos grãos: a igreja. Dessas duas passagens podemos ver que a igreja é produzida pela vida de Cristo. Por meio de Sua morte e ressurreição, Cristo liberou Sua vida e dispensou-a aos crentes. Esses crentes, então, são unidos para se tornar a igreja.

 

A IGREJA É O CRISTO CORPORATIVO

 

No Novo Testamento, há duas maneiras de se olhar para Cristo. Por um lado, Ele é Yeshua Cristo, o Nazareno; esse é o Cristo individual. Por outro, Ele é Cristo mais a igreja; o Cristo corporativo. Primeira Coríntios 12:12 falado segundo aspecto quando diz: "Todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também" (VRC). Tudo que não é Cristo não é a igreja. No cristão, há somente uma coisa que faz parte da igreja: Cristo. A igreja é o Cristo corporativo. Na igreja há somente Cristo. Na reunião de partir o pão, a porção que partimos do todo representa o Corpo de Cristo, a igreja. A igreja não é o que é acrescentado a Cristo, mas o que resulta Dele.

Hoje há divisões entre os filhos do SENHOR porque há diferenças em organizações, visões pessoais, conceitos, escolhas, preferências e doutrinas. Mas aos olhos do SENHOR a igreja é inseparável. Todas essas diferenças são meramente exteriores; elas não são diferenças na realidade intrínseca da igreja. A igreja é a composição de todos os crentes em Cristo; ela é o Cristo corporativo. Quando todos os santos estão unidos em Cristo, temos a igreja. Uma vez que há somente um Cristo, só pode haver uma igreja. Portanto, ela é indivisível e inseparável.

 

O CORPO DE CRISTO

 

Leitura Bíblica: Ef 3:4-6; Cl 3:4-11; Rm 12:3-5

 

A IGREJA É O CORPO DE CRISTO

 

Nesta mensagem falaremos do Corpo de Cristo. No Novo Testamento, Paulo foi o único apóstolo que usou a expressão o Corpo de Cristo ao se referir à igreja. Em outros lugares do Novo Testamento, a igreja é chamada de o templo do SENHOR, a família do SENHOR etc. Mas Paulo disse especificamente que a igreja é o Corpo de Cristo. O assunto aqui não é tornar-nos filhos do SENHOR ou cristãos. Estamos falando de como a igreja se torna o Corpo de Cristo. Podemos dizer que a igreja é Cristo de forma diferente. Cristo era o Unigênito do SENHOR; agora tornou-se o Primogênito. Cristo mais todos os filhos, que são a igreja, é o único Corpo. Não há pessoas individuais na igreja; há apenas Cristo. Tudo que provém de Cristo é a igreja. A igreja procede totalmente de Cristo e é uma com Ele. Não é preciso que o cristão faça algo ou mude alguma coisa para estar em Cristo. Uma vez que a pessoa é regenerada, ela está em Cristo e se torna parte do Corpo de Cristo.

 

O CORPO DE CRISTO É UM ASSUNTO DE VIDA

 

A igreja como Corpo de Cristo é totalmente um assunto de vida. A igreja como Corpo de Cristo não é doutrina; é algo de vida. Uma pessoa não pode tornar-se parte do Corpo de Cristo simplesmente por entendê-lo, mas pela regeneração. Isso é totalmente um assunto de vida e nada tem a ver com conhecimento ou doutrina. Como cristãos, precisamos muito ver o Corpo de Cristo, mas a única maneira de vê-lo é pela revelação do SENHOR. Não podemos entender o Corpo de Cristo com a mente. Mesmo que tenhamos todo o conhecimento existente sobre o Corpo de Cristo, pode ser que ainda não o tenhamos visto ou tocado a sua realidade. Somente os que receberam revelação do SENHOR é que verão o Corpo de Cristo, e somente eles entrarão na realidade do Corpo.

 

Romanos 12 nos diz que a igreja é o Corpo de Cristo, mas não explica como ela se torna o Corpo de Cristo. Para entender como a igreja se torna o Corpo de Cristo, temos de entender Romanos 5 a 8. O capítulo cinco nos fala que todos os homens estão unidos a Adão e a vida humana origina-se em Adão. Por meio da queda de Adão, todos os homens se tornaram pecadores e foram unidos ao velho homem. O capítulo seis nos diz que o velho homem precisa ser eliminado; precisa ser crucificado com Cristo. Por meio da redenção de Cristo, nós morremos e ressuscitamos. O capítulo sete diz que o homem não deve mais viver segundo a carne, mas segundo o Espírito. O capítulo oito então explica como vivemos segundo o Espírito.

 

O CORPO DE CRISTO É A CONSUMAÇÃO DA OBRA DA CRUZ

 

A consumação da obra da cruz é a igreja. A obra da cruz prossegue até o Corpo de Cristo e culmina no Corpo de Cristo. Portanto, o conhecimento da cruz nos leva ao conhecimento do Corpo de Cristo. A cruz leva o homem a um estado de fraqueza e incapacidade no qual ele perde totalmente a esperança na velha criação. Quando ele é levado a esse ponto, ele é de fato libertado da velha criação e introduzido na nova criação. Tudo que é da velha criação foi condenado e exterminado pela cruz. O Corpo de Cristo é a nova criação; ele não tem nada a ver com a velha criação. Se nos valemos de métodos, táticas e habilidades humanas (que usávamos no passado) para lidar com os assuntos da igreja, o resultado só poderá ser desastroso. O SENHOR não aprovará nada que provém da velha criação, e não permitirá que nada da velha criação permaneça na nova criação. Tudo que é da velha criação deve passar pela cruz e permanecer nela. A igreja não utiliza nada que vem do velho homem. A igreja somente aceita o que vem de Cristo.

 

Quando o homem caiu, ele o fez por causa dos próprios conceitos, escolhas e juízos. Portanto, o SENHOR não permitirá que coisa alguma que provenha da velha criação tome o controle. A "espinha dorsal" do homem natural deve ser quebrada; o músculo de sua coxa deve ser tocado. Antes de submeter-se ao SENHOR, ele deve tornar-se coxo e cair de rosto em terra. É isso que o SENHOR faz na nova criação. Ele esmaga tudo o que é da velha criação, e nos constitui de tudo o que provém de Cristo, para que nos tornemos o Corpo de Cristo na prática. Eu vi a maldade da carne do homem há doze anos em Filipenses 3, Romanos 5 e João 5. Durante sete meses hesitei fazer qualquer coisa, porque sabia que tudo o que provinha da carne seria rejeitado pelo SENHOR. O SENHOR deseja remover do homem tudo que provém da carne. Os filhos do SENHOR devem primeiramente lidar com a vida natural. Se eles o fizerem, estarão espontaneamente no Corpo, porque o Corpo de Cristo é composto de tudo que provém de Cristo. Nada que é do velho homem pode permanecer no Corpo. Assim que alguém passe pela experiência de Romanos 5 a 8, ele pode entrar na experiência de Romanos 12.

 

Hoje a igreja está dividida porque os cristãos vivem na esfera errada. Eles não vivem na nova criação ou na realidade do Corpo de Cristo, mas apenas na superficialidade das doutrinas, que pertence à vida natural do homem e é parte da velhice do homem. Se cada cristão estiver disposto a passar por tratamento e a deixar para trás as coisas naturais e a velha

criação, e se cada um deles tiver disposição para viver na realidade do Corpo de Cristo, não haverá mais divisões. Que o Senhor tenha misericórdia de nós para que vejamos o que é o Corpo de Cristo. Que a obra da cruz nos introduza no Corpo de Cristo.