Oração do Pai Nosso ou Prece Profética?

28-09-2012 10:52

 

Através da revelação da Graça aprendemos que o "Pai Nosso" é um modelo de prece profética que Jesus ensinou ainda antes de sua morte, ou seja, ainda no período da Lei de Moisés, e não um modelo de oração a ser seguida perpetuamente, o que apontava para alguns bens que seriam realizados para a Nova Aliança. Em outras palavras, todos aqueles pedidos ensinados por Jesus JÁ SE TORNARAM REALIDADE (Hebreus 9.11). Para exemplificar isto, vamos ver todos os pontos da oração profética do "Pai Nosso" que já foram realizados e/ou estão ultrapassados:
 
• "Pai nosso que está nos céus"
Esta saudação está ultrapassada, pois Deus não está mais apenas "nos céus". Hoje, o Senhor habita em nós: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (I Coríntios 3.16)
 
• "Santificado seja o Teu nome"
O nome de Deus, Jesus Cristo, já foi santificado e colocado acima de todo nome: "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra" (Filipenses 2.9,10).
 
• "Seja feita a Tua vontade"
No sacrifício de Cristo, a plenitude da vontade de Deus foi feita e o próprio Deus havia profetizado que faria toda Sua vontade: "…O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade." (Isaías 46.10)
 
• "O Pão nosso de cada dia nos dá hoje"
Temos promessa de Deus de provisão completa para este Novo Pacto: "Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dará PÃO PARA COMER…" (II Coríntios 9.10)
 
• "Perdoe as nossas dívidas"
No sacrifício de Cristo, o Senhor CANCELOU TODA A DÍVIDA ESPIRITUAL de Seu povo predestinado. Portanto, não estamos debaixo do pecado: "Tendo CANCELADO O ESCRITO DE DÍVIDA que era contra nós nas suas ordenanças, a qual nos era prejudicial; a tirou do meio de nós, encravando-a na cruz." (Colossenses 2.14)
 
• "Não nos deixe cair em tentação"
Hoje já temos a provisão Divina de sermos livres das tentações: "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o livramento, para que a possais suportar." (I Coríntios 10.13)
 
• "Mas livra-nos do mal"
Este pedido também já foi realizado, pois nesta Nova Aliança nós já fomos livres de TODO MAL DE ÂMBITO ESPIRITUAL: "Ele nos libertou do império das trevas…" (Colossenses 1.13) "…por Sua morte ANIQUILASSE aquele que tinha o império da morte, isto é, o Diabo" (Hebreus 2.14)
 
Podemos observar, portanto, que os pedidos da oração do "Pai Nosso" já estão totalmente realizados. E o último pedido desta prece profética é justamente A VINDA DO REINO DE DEUS. Por não entenderem que esta oração já está cumprida, as pessoas creem que o Reino de Deus ainda virá:
 
• "Venha a nós o Teu Reino"
Ora, a vinda do Reino de Deus já é uma realidade. Paulo nos revela: "…O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui ou Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de vós." (Lucas 17.20,21) "Ele nos libertou do império das trevas e NOS TRANSPORTOU PARA O REINO DO SEU FILHO AMADO." (Colossenses 1.13) "Porque O REINO DE DEUS não é comida nem bebida, mas JUSTIÇA, e PAZ, e ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO." (Romanos 14.17)
 
DEUS JÁ NOS ABENÇOOU!