Quem é YHVH?
O Tetragrama Sagrado YHVH ou YHWH, (יה-וה, na grafia original, o hebraico), refere-se ao nome do SENHOR de Israel em forma escrita já transliterada e, pois, latinizada, como de uso corrente na maioria das culturas atuais.
A forma da expressão ao declarar o nome de YHVH (ou JHVH na forma latinizada) deixou de ser utilizada há milhares de anos na pronúncia correta do hebraico original (que é declarada como uma língua quase que completamente extinta). As pessoas perderam ao longo das décadas a capacidade de pronunciar de forma satisfatória e correta, por causa do entendimento errado de uma passagem que diz que não se deveria usar o nome divino em vão, assim, de forma superticiosa, as pessoas deixaram de usar a pronúncia correta do nome divino.
Originariamente, em aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para esquerda יה-וה; ou seja, HVHY. Formado por quatro consoantes hebraicas — Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה ou יה-וה, o Tetragrama YHVH tem sido latinizado para JHVH já por muitos séculos.
As letras da direita para esquerda segundo o alfabeto hebraico são:
Hebraico |
Pronúncia |
Letra |
י |
Yodh ou Yud |
"Y" |
ה |
He ou Hêi |
"H" |
ו |
Waw ou Vav |
"V" |
ה |
He ou Hêi |
"H" |
O tetragrama aparece 6.828 vezes — sozinho ou em conjunção com outro "nome" — no texto hebraico do Antigo Testamento, a indicar, pois, tratar-se de nome muito conhecido e que dispensava a presença de sinais vocálicos auxiliares (as vogais intercalares).
Os nomes YaHVeH (vertido em português para Javé), ou YeHoVaH (vertido em português para Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas, mas alguns eruditos preferem o uso mais primitivo do nome das quatro consoantes YHVH; já outros eruditos favorecem o nome Javé (Yahvéh ou JaHWeH). Ainda alguns destes estudiosos concordam que a pronúncia Jeová (YeHoVaH ou JeHoVáH), seja correta, sendo esta última a pronúncia mais popular do Nome do SENHOR em vários idiomas.
Na Bíblia Hebraica e Septuaginta Grega
A antiguidade e legitimidade do Tetragrama como O Nome do SENHOR para os judeus pode ser comprovada na conceituada tradução para o grego da Bíblia Hebraica, chamada Septuaginta Grega, onde o Tetragrama aparece escrito em hebraico arcaico ou páleo-hebraico. Foram encontrados fragmentos de cópias primitivas da LXX (Papiro LXX Lev. b, Caverna n.º 4 de Qumran, datado como sendo do Século I a.C.) onde o Tetragrama YHWH' é representado em letras gregas (Levítico 3:12; 4:27).
Estudos revelam que apenas em cópias posteriores da Septuaginta Grega, datadas do final do Século I D.C. em diante, os copistas começaram a substituir o Tetragrama YHWH por Kýrios, que significa SENHOR (em letras maiúsculas) e por Theós, que significa Deus. Essa foi à razão de YHWH ter desaparecido graficamente do texto do Novo Testamento em algumas traduções bíblicas.
Sobre os atributos do nosso YHVH
Definimos o conhecimento de YHVH como aquela perfeição pela qual Ele, de maneira singular, conhece a Si mesmo e todas as coisas existentes e possíveis, as que são e as que poderiam ser.
Sentimos que a maneira é a extensão deste conhecimento são incompreensíveis para nós. O conhecimento de YHVH é dessemelhante ao nosso; não é sucessivo, adquirido gradativamente, mas intuitivo. Não é parcial isto não é imperfeito é relativo como o nosso, mas imediato e perfeito, correspondendo à verdade das coisas.
As passagens bíblicas que ensinam a onisciência do SENHOR são: Salmos 139.1 – 6; 147.5; e 1 João 3.20.
O objetivo de Sua onisciência
YHVH conhece todo o universo criado - matéria e espírito - na sua vastidão inconcebível, complexidade, a minúcia de suas partes, a sutileza dos pensamentos, a volição. Conhece tanto o possível como o real, existente, como se ler na bíblia sagrada, Isaías 48.18; o futuro como o presente está na sua presença, Salmos 139. 2-4, Salmos 147.3,4.
Este último aspecto da onisciência de YHVH, como presciência, especialmente no que diz respeito as ações livres dos homens, apresenta-nos um problema dificílimo, insolúvel ao homem. Como pode o SENHOR conhecer com certeza as ações livres dos homens antes de eles nascerem, quando essas são determinadas unicamente por eles? Esta dificuldade tem levado muitos a negarem a presciência do SENHOR.
Mas a bíblia de forma clara afirma que Ele as conhece, Isaías 42.9; Isaías, 46.10. Alguns têm isso para outro extremo e negam o livre arbítrio do homem. Mas a verdade, embora incompreensível, está no meio termo. Convém lembrar que a presciência de um ato torna-o certo, mas não o obriga. Faraó foi livre e responsável pelo endurecimento do seu coração. O SENHOR as conhece, isto é, as leis, e por isso sabe de antemão o que faremos. Todavia isto ainda não resolve todo o mistério.
Sua Onipotência
A onipotência de YHVH é aquela perfeição divina pela qual YHVH pode, pelo mero exercício de sua vontade, realizar tudo quanto Ele resolve levar a efeito, Salmos 115.3. A questão não é o que YHVH pode fazer, mas o que Ele quer fazer.
Há mais duas coisas que devem ser notadas:
- YHVH não usa todo seu poder - Ele poderia fazer mais do que fez, se quisesse, ou fazer, se quiser. Ele tem poder sobre seu próprio poder.
- A onipotência de YHVH não exclui, mas toma como admitido a autolimitação deste poder. Assim é que temos o livre arbítrio do homem.
Sua Vivacidade
O YHVH nos apresenta como SENHOR vivo. Dezenas de incidências do eqivalente à expressão “SENHOR vivo” ou “assim como Eu vivo” aparecem na bíblia, como mensagem direta do SENHOR ou por mensagem indireta de profetas ou apóstolos.
Sua Materialidade
É consequencia da vivacidade.
Seus Atributos
- Atributos incomunicáveis:
Asseidade (do latim a se, "por si") ou aseidade (forma não preferível) é atributo divino essencial e fundamental, que consite precisamente em derivar sua existência de si mesmo, ou, identicamente, existir por si próprio, sem qualquer nexo exigível ou necessário de causalidade e efetividade, e vem a ser, na compreensão teológica, prerrogativa exclusiva de YHVH, em razão do que é um dos atributos incomunicáveis.
Imutabilidade é a qualidade de não ser capaz de se alterar.
Infinitude
- Eternidade (infinitude aplicada ao tempo);
- Imensidão (infinitude aplicada ao espaço).
Simplicidade é o atributo segundo o qual YHVH não é constituído de partes. O conceito de simplicidade divina pode ser descrito da seguinte forma: o ser de YHVH é idêntico aos seus atributos. Em outras palavras, características como onipresença, bondade, amor, eternidade, e outras, são idênticas ao ser divino e não qualidades que o definem.
- Atributos comunicáveis: Conhecimento; Bondade; Amor; Santidade; Justiça; Verdade; Soberania; Vontade.