Religioso ou Cristão?

29-04-2011 13:12

 

Você já reparou que acostumar-se com algo não exige muito esforço? Repare no fato de alguém entrar em um recinto com um perfume muito doce e forte. Todos irão reparar. Alguns não gostarão outros até se sentirão mal. Agora se você não pode sair deste local você naturalmente acaba se acostumando com este odor. Seja ele bom ou ruim.

Há um ditado interessante que diz: "o pecado é como o perfume, você acaba se acostumando com ele". Isto é real. Todo o perfume que passamos, tempos depois já estamos de tal forma acostumados com ele que nem notamos a sua presença em nós. Nós nos acostumamos tão facilmente com algo que elas se tornam corriqueiras para nós. Todavia não podemos ter o Senhor com corriqueiro para nós.

O que fez Jesus com os vendilhões do templo? Não estavam os homens daquela época acostumados com eles? Não estavam adaptados àquela situação? Vejamos qual é a posição do Senhor…

 

 Jr 2.13; Ap 2.4-5

 

O que é uma cisterna? É um local para armazenar água. A religiosidade é como uma cisterna rota: começamos bem, mas no decorrer do tempo deixamos ao Senhor e ficamos com o passado, com as experiências do passado. Nossa comunhão e nossa vida com Deus tem que ser diária, permanente, tal qual o maná no deserto que era sempre para um determinado dia.

Com freqüência ficamos com a história do passado ou, o que é pior, com a história dos outros. Temos que ter a nossa própria história com o Senhor. Temos que estar diariamente buscando da fonte e não cavando cisternas rotas.

Nos dias de hoje há muita confusão entre o religioso e o cristão, o discípulo. Precisamos aclarar isto cada vez mais. Devemos que entender que o morno, ao qual está a ponto de ser vomitado, também está dentro da igreja. Não é do mundo que ele será vomitado, mas é para o mundo que será expulso.

Cada dia que passa aumenta a polarização que o Senhor nos falou em Ml 3.12-18. A cada momento, a cada tempo está se distanciando o justo do ímpio, o que serve a Deus daquele que não serve a Deus.

Para facilitar isto, faremos um paralelo entre o religioso e o cristão. Não temos o intuito de julgar ninguém, porém não podemos deixar nenhum homem em confusão. Todos devem saber como Deus o vê.

 

 

Religioso

Cristão

Tem a bíblia centralizada no homem. Enxerga tudo o que Deus tem para ele: graça e salvação.

Tem a bíblia centralizada em Deus. O que importa é o propósito eterno de Deus.

Interpreta a palavra mecanicamente, age como se ela fosse um tabuleiro de xadrez 2Co 3.6.

Tem revelação de Deus. Compara coisa espiritual com coisa espiritual 1Co 2.12-14

Ouve verdades de Deus 2Tm 3.7.

Ouve a Deus Hb 3.7-8. Ninguém pode ouvir a Deus e não mudar.

Obedece algumas regrinhas que as considera sumamente importante Mt 23.23.

Ama a vontade de Deus e obedece a Cristo em tudo Jo 14.23.

Aprende a saber muita coisa 1Co 8.1b

Aprende a guardar o que Cristo ensinou Mt 28.20.

Tem o eu no comando.

Tem a Cristo no centro de sua vida – é alguém que se esqueceu de si mesmo.

Se esforça por imitar a Cristo, na carne

Cristo vive nele Gl 2.20.

Canta muitos cânticos

Louva ao Senhor.

Estuda sobre o Espírito Santo.

Vive cheio do Espírito Santo Rm 8.5-9.

Faz orações. Fala, fala e não ouve.

Fala com Deus, dialoga com seu Pai.

Confia sua vida a uma instituição religiosa

Confia sua vida a igreja que é o corpo de Cristo.

Sua vida é uma eterna luta contra o mal. "Mente vazia oficina do diabo. Membros ociosos oficina do diabo".

Não tem tempo para praticar o mal, seus membros estão ocupados com a justiça Rm 6.13.

Vive com sede Jr 2.13.

Bebe muita água da vida.

Faz prosélitos Mt 23.15.

Dá fruto (faz discípulos) Jo 15.1-6,8,16.

Não coloca sua vida na luz Jo 3.19-21.

Anda na luz 1Jo 1.5-10.

Não reconhece as autoridades com vindas de Deus.

Acata todas as autoridades delegadas Rm 13.1.

Seus olhos brilham para as coisas do mundo.

Seu atrativo é o Senhor, ama a simplicidade de Deus.

 

 

O coração do religioso não se sacia, não se satisfaz com as coisas simples de Deus. O religioso tende matar sua sede no mundo, nos atrativos do mundo ou do poder, que pode ser intelectual.